segunda-feira, 30 de março de 2009

Brrrlak!

Esta mulher é um mundo. Pela música ligou o Congo à Bélgica, as vocalizações dos pigmeus ao hip-hop, a Europa ao Mundo e fechou o círculo revisitando as origens em África.

Fugiu à morte em pequena, sentiu a diferença da cor, fechou-se em casa para aprender e depois saiu para nos dar as Zap Mama. E estas (ou algumas destas) já deram frutos ao juntarem-se a Tony Allen, Erykah Badu, Me'Shell NdegéOcello, Ladysmith Black Mambazo, Sérgio Mendes ou ao Joe Zawinul Syndicate (como no caso da maravilhosa Sabine Kabongo).

Esta mulher faz obstinadamente boa música. Chama-se Marie Daulne, é belga e o seu nome confunde-se com as próprias Zap Mama.

Do primeiro álbum, de 1991, (comprei-o ainda editado pela belga Crammed) o clássico Brrrlak!

9 comentários:

Rui disse...

Eu ando é a seguir esta menina Me'Shell NdegeOcello. Ainda não lhe ouvi nada que não me apetecesse estar ali a tocar co'ela, catipa.

fj disse...

tudo da menina me'shell é interessante. mas eu continuo a gostar muito mais das primeiras coisas dela, como no plantation lullabies. ou aqui, que foi onde a conheci, com o herbie hancock.

elle disse...

nascida em áfrica e de musica africana, só sei a marrabenta (shame on me)

fj disse...

elle, não acredito, de certeza que conheces muito mais – então e os marimbeiros e as timbilas de moçambique, e os cantos de toda a zona austral?

isto, só para mencionar essa zona. subindo até chegar ao norte de áfrica, há tanta coisa interessante e disponível por aí para se ouvir. tenho que começar a explorar melhor a música de áfrica nesta espécie de blogue, está visto.

fj disse...

elle, já agora, aproveita para ouvir os "ladysmith black mambazo". estão nos tags, mesmo aqui ao lado. não é bonito?

elle disse...

ok. la vou eu ouvir os ladysmith black mambazo...


(a ver se me cultivo) ;)

fj disse...

elle, os ladysmith black mambazo são pujantes! espero que tenhas gostado.

elle disse...

lá estive a ouvir o homeless...

pareceu-me bem, mas não tenho o meu ouvidinho sintonizado para este tipo de musica (talvez aprenda a gostar)


lembro-me muito bem daquelas indumentárias. (lembranças minhas)

valeu, fj!

fj disse...

valeu, elle!