terça-feira, 3 de março de 2009

Deslumbramentos – Trilogia - 3 de 3, começando pelo fim

Tive em 2008 um deslumbramento musical que, como quase sempre acaba por acontecer, me conduziu a outras descobertas. Neste caso a outras duas. Falarei de todas, a partir do fim, numa espécie de anúncio dos três melhores classificados.

Deste modo, começo por aqui trazer a Orquestra Popular de Câmara.

A Orquestra Popular de Câmara é um agrupamento de músicos de formação clássica, baseados em São Paulo, cuja gama de instrumentos varia entre os clássicos da orquestra (flautas, piano, violoncelos, contrabaixo) e os da música tradicional brasileira (acordeão, viola caipira, bandolins, toda a gama de percussões). Num total de 13 elementos há, a juntar a estes, uma voz absolutamente excepcional. Mas desta falarei mais tarde!

No repertório e na forma de o tocar existe muito de Gismonti e Hermeto. Excelentes indicadores, portanto. Existe também outra referência - Maria Schneider Orquestra & Luciana Souza – à qual, graças à TAL voz, conjugada com a orquestra, é impossível não chegar.

Em resumo, a Orquestra Popular de Câmara mistura com elegância a erudição e um tremendo trabalho de pesquisa e de (re)arranjo dos temas e géneros tradicionais brasileiros. Mas não só, como aqui se demonstra com o clássico ‘Blackbird” de Paul McCartney.

Beleza recriada!



(ahhh... e a tal voz... a ela aqui voltarei)

4 comentários:

Cão Público disse...

este blog é que éserviço público.
istosim. isté questá bem. as pessoas não conhecem, provam, gostam passam a conhecer. carago, pá, não é como aquele blog do coiso, que aquilo é só professors e tais.

fj disse...

olhe que não, dr., olhe que não, olhe que os nossos professores sabem muito.

Rui disse...

Vocês sabem é muito... e eu é só coiso...

fj disse...

ó coiso, vê lá se gostas do próximo post, mazé.