quinta-feira, 26 de março de 2009

Farol

(fj) Cabo Mondego, Setembro de 2000

29 comentários:

sem-se-ver disse...

belíssima!!

elle disse...

de acordo com o adjectivo superlativo absoluto sintetico da comentadora anterior... :)



vai-me dizer que a foto é sua?
vai-me dizer que a foto é sua e sem photoshop?!!


aiiiiii.... (inveja) :D

Rui disse...

O fj é tão bom fotógrafo que tirou esta fotografia só com o photoshop. Sem o farol. Eu sei. Porque eu tenho umas contas a ajustar com ele..- eheheh

Anonymous disse...

Bela foto, FJ. Beijo.
Sandra Bernardo

Rui disse...

Cabo Mondego, evidentemente. Just checking.

fj disse...

sem-se-ver e elle, gentilíssimas, as duas. isto para manter também uma adjectivação superlativa absoluta sintética.

elle, vou dizer-lhe que a foto é minha, sim, e que tem um nadinha de paint shop pro (também podia ser o photoshop). como é da era pré-digital tive de fazer um scan de uma pequena foto impressa. por isso tive de a submeter a uma limpeza geral dos riscos e pózinhos que estavam colados ao papel fotográfico e, de seguida, a uma limpeza do grão do filme e da impressão originais. a cor e a saturação são os originais. podia ter sido pior. :-)

fj disse...

rui, com o paint shop pro podia ter sido o caso, sim! mas o farol já tinha chegado primeiro do que eu.

e é esse mesmo, o do cabo mondego. sempre o adorei e há dias pude visitar-lhe as entranhas.

fj disse...

sandra, gosto de te ver por cá. mas gosto ainda mais de ver as TUAS fotos que, para quem não sabe, estão aqui: http://www.canildodaniel.blogspot.com! beijo.

Rui disse...

Não estão nada. Estão aqui:

http://olhares.aeiou.pt/utilizadores/detalhes.php?id=120268

Rui disse...

Aqui:

www.olhares.com/sandraBernardo

Rui disse...

Vão lá e vejam esta maravilha, sem cá coisas a não ser pura delicadeza de olhos.

http://olhares.aeiou.pt/memoria_de_outros_tempos_foto2585162.html

Ando apaixonado por esta fotografia. Existe uma casa em Pombal que tem duas pessoas lá dentro que me dizem tudo o que há para dizer. Quase todos os dias. Uma escreve, a outra olha. Dois poetas. Dois poemas de pessoas.

Anonymous disse...

Só agora me recompus. Meus amigos, estragais-me com mimos. Obrigada pelo carinho. FJ, essas palavras, vindas de ti, são um bálsamo pois és um homem da fotografia.
Rui, já te disse que te adoro? (e à Sissi).

Sandra Bernardo

fj disse...

pois é, sandra, julgavas que vinhas aqui simplesmente mandar umas bocas acerca de umas fotos e depois saías descansadamente, incólume. nada mais errado, minha cara amiga! ehehehe, beijos.

Rui disse...

Tu és mazé uma linda.

sem-se-ver disse...

e eu continuo à espera da TUA galeria nos 'olhares'...


(parabéns à sandra, gostei imenso)

Anonymous disse...

Muito obrigada, Sem-se-Ver. É bom ler isso, já que levo em conta a tua opinião. Sou uma fã do teu blog.
FJ, passo diariamente por aqui, mas nunca comento. Limito-me a ler, a ouvir...
Beijos


Sandra Bernardo

elle disse...

fj, já conhecia as fotos da Sandra Bernardo. Sou uma voyeur do Olhares...


Não sabia é que era esta sua comentadora - é que Marias há muitas... :D (blogue bem frequentado, o teu, hein?) ;)

Parabéns Sandra pelas fotos. Pela sua sensibilidade ao pormenor do momento...


Fj, parabéns por este cado mondego, mesmo com paint shop pro.

abraço

elle disse...

a propósito, com que máquina?

Rui disse...

sim, com que máquina fj?

fj disse...

sem-se-ver, um dia destes arranjo mais essa para me ocupar ainda mais tempo. ele já falta tanto, tanto, que nem sei. bjs

fj disse...

elle, está visto, o mundo é muito pequeno. a minha ainda recente incursão na blogosfera já mo demonstrou.

e, modéstias à parte, o meu blog anda muuuuito bem frequentado!
é que, como diz alguém que não se vê, os meus comentadores são os melhores do mundo!

fj disse...

elle, rui, there ya go:

35mm slr, parada, à espera de melhores dias:
minolta dynax 505si
(http://www.flickr.com/photos/shashwat/183232782)

digital, com vontade de a mandar para uma reforma antecipada:
sony cyber-shot dsc-h5
(http://www.dpreview.com/reviews/sonyh5/)

Rui disse...

Sim, sim, mas com que máquina, fj?

fj disse...

opta pela segunda, rui, pela segunda.

sem-se-ver disse...

não é isso: com que máquina tiraste a foto, pázinho...


(obg, sandra :-))


fj, tendo em conta que so recebo elogios aqui no teu blog, tb acho que sim, que ele é mt bem frequentado!!!

fj disse...

excelentíssimos senhores comentadoras e comentadores, frequentadores habituais, anónimos, web crawlers, senhores do gúguele, público em geral:

declaro solenemente e por minha honra que a fotografia aqui publicada sob o título "farol", incluída no post com o mesmo nome, foi captada recorrendo a uma câmara fotográfica do tipo slr, formato de 35 mm, da marca minolta, modelo dynax 505si.

e mais declaro que o citado equipamemto de captação de imagem estava equipado com uma teleobjectiva de tipo "zoom", também da marca minolta, com uma distância focal de 70mm-210mm.

e que a supracitada câmara estava apoiada num tripé verdadeiro (de três pés, portanto) de marca indeterminada, permitindo assim a exposição prolongada do filme fotográfico que, neste caso, foi de cerca de 15 segundos.

e que por ser verdade espero que fiqueis satisfeitos que mais detalhes já não m'a lembro.

e que, no caso de a pergunta ou o seu intuito ser outra/outro, a resposta correcta será nesse caso a câmara de tipo digital, da marca sony, modelo cyber-shot dsc-h5.

e já agora, aqui declaro, também por minha honra, estar bastante receptivo relativamente a quaisquer contribuições de tipo, por assim dizer, pecuniário, no sentido de me permitir fazer um ape-greide dos supracitados equipamentos.

e que, no caso de isto continuar, irei cessar a publicação de fotografias minhas neste blogue, passando a dedicar-me, exclusivamente, a comentar campeonatos de xadrez "indoor".

sem-se-ver disse...

ora, só faltava!! faxavor de continuar a deliciar-nos com as suas fotos minoltianas ou outras, pode ser?

(receptivo podes estar, eu é que não tenho cheta... :-S

Rui disse...

Então quer-se dizer que é a mesmíssima máquina com que tiraste fotografias numa certa tarde nupcial figueirense, essa máquina... Para umas coisas ele é "saturação" e "teleobjectiva de tipo "zoom"" e "dynax 505si" e "distância focal de 70mm-210mm" e depois quandépara tirar fotografias de gente parada a olhar para ti é ver aquilo tudo fosco fusco, né? Hás-de cá bir ó fotógrafo xadrezista indoor.

fj disse...

"e que, no caso de a pergunta ou o seu intuito ser outra/outro, (...)"

i knew it!