quarta-feira, 4 de março de 2009

Deslumbramentos – Trilogia - 2 de 3, começando pelo fim

Subindo mais um lugar na classificação, chego à descoberta mais singular que recentemente fiz.

Acerca do clarinete há um aspecto conhecido dos músicos e que é particularmente temido pelos próprios clarinetistas. O guincho!

O guincho do clarinete é uma ameaça que paira em permanência sobre a reputação de qualquer clarinetista. Ocorre de forma intempestiva e quase sempre imprevisível. O guincho resulta da conjugação do accionamento das diferentes chaves do instrumento com o sopro que é aplicado sobre a palheta. Diz-se que nem o próprio Benny Goodman lhe escapou, tendo uma vez "guinchado" – certamente de forma brilhante – ao interpretar "Rhapsody in Blue" com a orquestra da NBC, a convite do maestro que então a dirigia, Arturo Toscanini. Mauzito, portanto...!

A ideia de chamar “Sujeito a Guincho” a um grupo de clarinetes é por isso apropriada. E assim cheguei ao Quinteto Sujeito a Guincho, uma vez mais por via da TAL voz, a tal de quem falarei mais tarde.

Aqui está o tema "Cidade Lagoa", um samba-choro que terá sido composto na década de 50 ou no início da década de 60, cuja letra se desenrola ao sabor da música com uma deliciosa ironia. Ao ouvir este arranjo pela primeira vez tive de parar, escutar e perceber que se trata apenas de cinco clarinetes e uma voz!



Não consigo escutar esta versão sem parar para perceber a complexa beleza do arranjo e sem esboçar um sorriso perante os sucessivos comentários bem-humorados e jocosos dos clarinetes. Um portento!

Já lhes conheço vários arranjos interessantíssimos (um deles imitando o som de pipocas a rebentar dentro de um microondas - 'The Microwave Popcorn'). Mas vale a pena referir aqui mais um, o arranjo feito pelo grupo para o Hino Nacional do Brasil.

Se todos os hinos nacionais assim fossem bem tratados, que prazer seria assistir a cerimónias oficiais!



(ahhh... pois, a tal voz... a ela aqui voltarei)

10 comentários:

Clãorinete disse...

Brilhante tudo: post e quinteeto. Fui um (reles) 2º clarinete de filarmónica e andei bem nu, pràssim dizer, na praia do guincho do sopro.
Estes gajos tocam com um saber encantador. Boa, fêjota. Mas reiteiro o que disse no post anterior: isté qué um blog, este e o da menina SSV, não é como certos caldenses que, pràssim dizer, são como aquelas professoras primárias que basicamente, nos comboios e nas kaminétes, só falam descolacolacolacola.
nem coca.
só descola.

fj disse...

chien...agent provocateur!

Rui disse...

e... a voz já esteve por cá na culturgest.

Rui disse...

Os arranjos são deslumbrantes. A dificuldade é interminável, o humor extraordinário. A leveza e claridade da voz é toda.

sem-se-ver disse...

as coisas (magníficas) que tu descobres...

(ainda mais, amando eu tanto clarinete)

fj disse...

sem-se-ver,

quem gosta de clarinete tem de conhecer este quinteto. e pronto, agora já conheces. mas cuidado, estas duas faixas são das mais acessíveis que eles têm. o restante trabalho deles é muitíssimo heterogéneo, muito mais complexo e com muita coisa, digamos... hmmm... no mínimo... diferente. ainda bem que gostaste!

fj disse...

rui,

a complexidade do barroco e a leveza do popular, é disto que eu tanto gosto no choro.

conheço-lhes 2 álbuns e não me canso dos arranjos. embora não sejam álbuns fáceis de ouvir. aliás, a 'cidade lagoa' nem faz parte desses álbuns.
nem a voz... que já esteve por cá na culturgest.

sem-se-ver disse...

venga!

Anonymous disse...

Lindo d+ mas sinceramente.. ao menos o hino nacional deveriam disponibilizar gratuitamente.. pega mal vender nosso hino e tambem é uma maneira de sairem desse anônimato... pensem nisso.

fj disse...

caro anónimo, seja bem vindo!

ora aí está uma bela sugestão. já agora, o vosso hino já é bonito, mas tocado assim fica um espanto.