Este blog vai a banhos. Já era tempo e estávamos a precisar.
Voltarei. Até lá não “postarei” nem ripostarei.
Voltarei. Até lá não “postarei” nem ripostarei.
Deste estilo nada se fez em Portugal até ter surgido a Tora Tora Big Band, formada em 2001 com 12 músicos de 6 nacionalidades (Portugal, Brasil, Alemanha, EUA, Dinamarca e Itália) residentes em Portugal. Como os seus precursores, também estes obedecem ao mesmo padrão de instrumentos e de influências multiculturalistas.
Foi assim que a conheci, de forma inesperada mas perfeita, numa espreguiçadeira à beira de uma piscina, com vista para a praia, durante uma fantástica tarde atlântica de sol imenso e água.
Speedbird 206: "Top of the morning Frankfurt, Speedbird 206 clear of the active runway."
Ground (with strong German accent): "Guten morgen! You will taxi to your gate!"
The big British Airways 747 pulled onto the main taxiway and slowed to a stop.
Ground: "Speedbird, do you not know where you are going?"
Speedbird 206: "Stand by a moment ground, I'm looking up our gate location now."
Ground (with some arrogant impatience): "Speedbird 206, you have never flown to Frankfurt before?!?"
Speedbird 206 (coolly): "Yes, I have, in 1944. In another type of Boeing... but I didn't stop."
Esta busca tornou-se uma saga sem fim à vista. Ontem, sem saber bem como, tropecei neste álbum na net: Lou Donaldson, "The Time Is Right" (1959).
Há um par de anos, um ex-colega (o ainda e, acima de tudo, sempre amigo TP 060), sugeriu-me de forma espontânea uma música de que ele gostava. Aquela que durante as primeiras audições achei ser entediante e barroca (tanto a composição como a produção) foi-se tornando gradualmente numa das músicas que, volta e não volta, revisito e reaprecio.
Bruno "Sergent" Garcia é um especialista em música e ritmos das Caraíbas, onde passa muito do seu tempo e onde já gravou alguns dos seus discos.