quarta-feira, 9 de abril de 2008

9 de Abril de 1860

Um grupo de investigadores deu-nos agora a possibilidade de ouvir o mais antigo registo sonoro conhecido. Esta gravação - se assim lhe podemos chamar - foi feita pelo francês Édouard-Léon Scott de Martinville através da utilização de um fonautógrafo, aparelho que ele próprio criou.

O fonautógrafo - aparelho que
conseguia gravar uma "imagem" do som mas não permitia a sua reprodução - era composto por uma campânula que captava o som e conduzia a vibração do ar até uma membrana. A esta ficava presa uma agulha cuja vibração resultante riscava então o negro de fumo depositado sobre a superfície de um cilindro rotativo - no fundo, uma espécie de "sismógrafo sonoro".

No dia 9 de Abril de 1860, Leon Scott registou a voz de alguém cantando "Au Clair de la Lune". Com o recurso a computadores, o que estes investigadores agora fizeram foi traduzir para som sintetizado as fotografias de alta resolução tiradas aos cilindros fumados que estão à guarda da Academia de Ciências em Paris.

Como referência aqui fica primeiro uma versão moderna de "Au Clair de la Lune" e depois esses 10 segundos históricos, agora tornados ''o primeiro som".



4 comentários:

sem-se-ver disse...

altamente!!!!

fj disse...

eu diria mesmo mais: altamente!
148 anos nos contemplam, desde o fonautógrafo até ao 'cakewalk sonar' que eu uso para gravar!

daniel.abrunheiro@gmail.com disse...

não pude deixar de ouvir um fantasma. sensação do caraças.

fj disse...

pois é... eu compreendo-te. um dia destes vou postar outro fantasma. abraço
fj