quinta-feira, 17 de abril de 2008

3 em 1 (um cocktail de portugueses, americanos e judeus russos)

Bein' Green” é uma canção de 1970 que surgiu na série “Sesame Street”, cantada por Kermit the Frog (voz de Jim Henson). Para se ter ideia da popularidade que conquistou vale a pena referir que foi gravada por Buddy Rich, Van Morrison, Diana Ross, Shirley Horn, Mark Murphy, Don Henley, Ray Charles, Frank Sinatra, Stan Kenton ou Tony Bennett! Entre outros!
 

Esta é apenas uma entre centenas de canções escritas por Joe Raposo (Joseph Guilherme Raposo Jr.), filho de portugueses, nascido em 1937, em Fall River, Massachusetts. Raposo estudou piano em Paris com Nadia Boulanger e especializou-se na escrita de música para teatro, musicais, documentários e séries de televisão.

Foi como director musical da série infantil “Sesame Street” que ganhou notoriedade e se tornou conhecido no meio artístico. Intempestivo e excêntrico, privava com os famosos e era por eles venerado. Sinatra, por exemplo, costumava referir-se a ele simplesmente como “Raposo at the piano", ou "the genius". Joe Raposo morreu em 1989 tendo recebido a Ordem do Infante D. Henrique.

Sophie Milman é filha de judeus russos. Quando tinha 7 anos a família emigrou para Israel e aos 16 seguiu para o Canadá. As suas referências musicais vêm de ouvir e acompanhar os discos do pai. Conta que quando vivia em Israel a família não tinha dinheiro suficiente para ter um rádio no carro e por isso era ela que cantava durante as viagens, numa espécie de “discos pedidos” – os pais diziam-lhe um nome e ela cantava.

Hoje vive e estuda em Toronto e o seu segundo cd acaba de receber o prémio para Vocal Jazz Album of the Year no Canadá.

Gosto e recomendo.

No tema “Bein' Green”, canção de Joe Raposo para a série infantil “Sesame Street”, Sophie Milman.

7 comentários:

sem-se-ver disse...

(ora vai lá espreitar o meu post de 31 de dezembro, sff...)

fj disse...

não conhecia... coisa mai’linda! fica aqui também. obg, ssv

http://www.youtube.com/watch?v=thEiXbovv98

Anonymous disse...

Caro Fernando,

Excelente e "excelente". :-)

Abraço da Figueira da Foz

Zé Guerreiroloize

Anonymous disse...

Embora não tenha nada a ver, não te esqueças de dar a conhecer coisas como Trilok Gurtu + John McLoughlin, demos da Roland, etc, depois falamos :-(

Abraço
Zé Guerreiro

fj disse...

sei a que álbum te referes. o terceiro que aí falta é o kai eckhardt.
lá iremos, lá iremos... abraço
fj

Anonymous disse...

Uma voz tão bonita como ela própria.
Anonymous Said

fj disse...

caro said,
confirmo, é janota sim 'senhoras'!

e gosto disto: http://www.youtube.com/watch?v=3xjcoBat2E8