quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Frasquita



Frasquita Serenade, composição de Franz Lehár (austríaco de ascendência húngara, conhecido na Hungria como Lehár Ferenc) da opereta Frasquita, de 1922.

Tal como muitas outras operetas de Lehár, Frasquita Serenade foi composta para a voz do tenor da época, Richard Tauber.

Em 1996, Don Byron recuperou este tema para o seu álbum "Bug Music" (a Don Byron e a este maravilhoso álbum aqui voltarei) e, para além do exemplar arranjo e tratamento que lhe deu, assegurou uma execução e qualidade de captação de todos os instrumentos que são absolutamente notáveis.

Vi-o num dos melhores concertos de que tenho memória. Don Byron não é só um clarinetista excepcional, de escola e formação clássicas. Ele é igualmente um conhecedor da história da música e documenta metodicamente diferentes estilos, compositores ou épocas (por exemplo, klezmer em "Don Byron Plays The Music Of Mickey Katz", swing em "Bug Music", árias e lieder em "A Fine Line" ou a música de Lester Young em "Ivey-Divey").

Don Byron tem estas excelentes manias, a de ser um virtuoso do clarinete e um divulgador de facetas menos conhecidas da música.



E aqui está esta brilhante Frasquita Serenade, por Don Byron. Atente-se, ao início, aos diálogos entre os sopros (trompete, clarinetes e saxofones) e, na segunda parte, ao solo exuberante do clarinete, seguido do piano, já mais comedido, e depois a resolução do tema até à sua conclusão, com a última nota do piano.

Pim!

3 comentários:

Rui disse...

Conta por favor a história por trás do Bug Music. Ou contas tu ou conto eu.

fj disse...

conto, claro que conto. a eles voltarei.

espectaCão disse...

espectacular, espectacular, grande música!