quarta-feira, 18 de junho de 2008

Speak Like A Child


"Speak Like a Child", álbum em vinil que me fez dar um salto para a frente na forma de ouvir jazz. Álbuns destes comprava-os na altura na Novalmedina. Ia a Coimbra e depois regressava a casa, no comboio, a ler durante a viagem todas e quaisquer letras que pudessem estar impressas naquela embalagem de cartão grosso, dizendo para comigo "nunca mais inventam uma porcaria qualquer assim tipo mp3...".

Quando chegava a casa já sabia tudo do disco. Só me faltava ouvi-lo.

"Speak Like A Child" foi gravado em 1968 e Herbie Hancock juntou para o álbum um sexteto composto por bateria, contrabaixo, piano, trombone baixo, fluegelhorn e flauta alto. Pouco convencional, portanto. Tal como a forma das composições e o papel da secção de sopros, desprovidos do papel de solistas e dedicados apenas a pincelar algumas texturas harmónicas.

Álbum de composições sofisticadas e inovadoras, é o que de melhor se poderia esperar de quem na altura fazia parte do quinteto de Miles Davis.

Aqui o tema "Speak Like A Child", em trio. Tocam Herbie Hancock, Ron Carter e Billy Cobham.

17 comentários:

daniel.abrunheiro@gmail.com disse...

olha, ó fj, imbentei agora mesmo um trodacilho porreirinho. ora bê: como se chama a técnica de um músico caído no esquecimento?
sim?
como se chama a técnica de um músico caído no esquecimento?
chama-se assim:

tocar de olvido.

eheheheheheheheheheh
(tou daqui a ber a cara de desespero do rui).

fj disse...

olha que belo trodacilho! por estas e por outras é que eu gosto de me dar com os intelectuais. eheheheheheheheheheh

grande bem-haja, meu grande daniel!

Rui disse...

A propósito... que nome se dá aos gravadores que utilizavam as cassetes BetaMax?

Olvídeogravadores

fj disse...

'tão a ver, 'tão a ver? o que é que eu disse?

daniel.abrunheiro@gmail.com disse...

sim... e por causa doquéque os pianistas de jazz andam todos de boquesbáguen?
sim, poquéque os pianistas de jazz andam todos de boquesbáguen?

pucausa do Herbie...
Hancock!!!

eheheheheheheh
ehsta eh que foi jira.

fj disse...

good heavens... o que eu temia...!

Rui disse...

E se o Herbie Hancock deixasse de comer carne que nome se dava ao Herbie Hancock, caizera?

Herbie voro

daniel.abrunheiro@gmail.com disse...

e poquéque o Hancock nunca se engana?

porque Errol é humano.

daniel.abrunheiro@gmail.com disse...

e poquéque o Cole foi preso?

foi preso Porter cão e Por(não)ter.

ehehehehe
esta ainda foi mais munto jira.

Rui disse...

"Errol é humano" é insuportável.

Rui disse...

Qual foi a última capital asiática onde tocou o Herbie?

Hancock, na Tailândia

Rui disse...

.. até há aquela música sobre ele: "one night in hancock makes a hard man humble"

http://www.youtube.com/watch?v=lDh3tu49obc&feature=related

(o Bjorn Ulvaeus andou nisto?)

daniel.abrunheiro@gmail.com disse...

hancock na tailândia é insuportável

Rui disse...

Ficastes-te? Bá lá... sempre quero bêr... Estás agora aá a (h)erbi(e)tar-me?

Quando o Herbie Hancock apanha uma carraspana, pode dizer-se que ele está hérbio?

E se ele tivesse uma loja de chás dizia-se que tinha um herbanário?

daniel.abrunheiro@gmail.com disse...

olha, vai mazé fazer hancockó...

fj disse...

oh meuz-amigo-zzz...zz...z. mas o que é que se passa aqui? apanharam-me fora e tomaram-me conta do blog? mas o que é isto, um putsch?!? querem arruinar o blog e a minha reputação?

e por falar em errol, o que é que canta um bêbado depois de ir ver "o intrépido general custer"?

erroll flynn, meu Deus, erroll flynn, erroll flynn o que eu mais adorava...

Rui disse...

AHAHAHAH. Por falar nisso. Sabes que o Carlos do Carmo fez uma canção com uma letra que questiona todas as " tentativas de sublevação popular que desencadeiam movimentos de substituição de um governo por outro"? Sabias, hã, não sabias? opizé, mas fez. A música é assim: "Parecem bandos de pardais à solta... os putsch... os putsch"

Apre... olha que se isto fosse mesmo verdade isso errol flynn da carreira dele.