sexta-feira, 6 de junho de 2008

nederjazz

Este par de holandeses têm vindo nos últimos tempos a ocupar uma boa parte do tempo que dedico a ouvir música.

Michiel Borstlap, pianista ecléctico, dono de diversos estilos e de uma criatividade surpreendentes. Ouçam-se as suas recriações de músicas antigas de/com Gino Vannelli, ou da música dos Weather Report, ou ainda as colaborações vanguardistas com Bill Bruford. E ainda os formidáveis álbuns “Gramercy Park”, “Residence” e o muito recente “Eldorado” (a prolongar o jazz-funk de Herbie Hancock do tempo de “Mr. Hands” ou de “Future Shock”).

E depois há este nome impronunciável, Trijntje (‘traincha’) Oosterhuis, cantora extraordinária – o que neste caso quer dizer exactamente isso, extraordinária! – cujas raízes assentam na pop mas que entretanto passou para a Blue Note.

Ouçam-se os seus álbuns “For Once In My Life” e “The Look Of Love”, respectivamente os songbooks de Stevie Wonder e de Burt Bacharach (este último gravado com a Metropole Orchestra e com arranjos de Vince Mendoza, disco de platina no dia do lançamento!).

Embora não sendo parceria habitual aqui estão os dois juntos, o trio de Michiel Borstlap com Trijntje Oosterhuis a cantar de forma sublime “The Man I Love”. Repare-se no controlo da voz e na forma como ela deliberadamente a enrouquece. E, mais para a frente, aquele solo lindíssimo do piano com pinceladas de Bill Evans lá pelo meio (3’28’’...).

Sem comentários: