segunda-feira, 5 de maio de 2008

Pescadas de rabo na boca

Uma ocasião, após uma daquelas aulas práticas já próprias de final de curso, calhou em conversa com o assistente da cadeira falarmos sobre quais seriam as possibilidades de vir a aplicar em Portugal os conteúdos da disciplina em questão. O comentário dele foi interessante. Sabe... disse-me ele, isto é como aquela história daquele curso onde se ensinava a matar dragões”. E rematava, “...como os dragões só existem nas histórias, os que acabavam o curso iam depois ensinar outros a matar dragões”.

Há umas três semanas vi na RTP1 mais uma emissão de a “Voz do Cidadão”, o Programa do Provedor do Telespectador, acerca dos comentários recebidos sobre o facto de a televisão pública proporcionar espaços sobre astrologia e de ter astrólogos a colaborar em programas seus. Relembre-se que, há já tempo, um grupo de pessoas ligadas à cultura e à ciência subscreveu um documento que foi enviado à RTP, pondo em causa o facto desta proporcionar tempos de antena sobre astrologia e de pagar a astrólogos – com o dinheiro que é público – para participarem em programas seus.

Eu próprio já enviei comentários (não sobre este tema) ao Provedor do Telespectador. Quando perguntei o porquê da ausência de reacção às questões que levantei escreveram-me a dizer que esperasse, que caso estas merecessem atenção, as melhorias que daí pudessem vir se tornariam evidentes através das próprias emissões.

Nos vários programas do Provedor do Telespectador a que já assisti, em nenhum vi serem enunciadas acções claras para corrigir de forma inequívoca questões que tenham sido levantadas. Em vez disso vi serem descritas “recomendações”, ou concluir-se dizendo que “a problemática é complexa”, ou que “há várias sensibilidades envolvidas”. Na prática, vias para justificar que nada que importe seja feito.

Foi exactamente esse o caso desta emissão acerca da presença da astrologia na Televisão Pública. De concreto, nada.

Com a intervenção de pessoas de
várias sensibilidades, foi um interessante programa de televisão, acerca de outros programas de televisão. É caso para dizer, uma pescada de rabo na boca. Resta-me, um dia destes, endereçar ao Provedor do Telespectador a minha queixa sobre o Provedor do Telespectador.

3 comentários:

Anonymous disse...

Caro Amigo: acho que nas etiquetas do teu blog, em vez de "pseudociência" devias ter catalogado como "paciência"... ainda "cais" nestas coisas? Esta gente faz o que quer e ainda gozam connosco. Esse programa não passa de uma fraude, como bem sabes. Mesmo quando mudarem o "Provedor". Vê o Mezzo e manda esses dar uma volta... :-)

Abraço grande

ZG (FFOZ)

Anonymous disse...

Meu caro Eng. Cotta:
Do melhor que aqui postaste até hoje!
Manda mais...
Um abraço.
Anonympus Said

fj disse...

obrigado, carísssimo ZG.
obrigado, carísssimo Dr. Said.
abraços.