segunda-feira, 17 de março de 2008

Dar e receber

Estivemos ontem em Alcobaça, alguns amigos, outros conhecidos e, claro, uma pequena multidão que lá foi para ver Stacey Kent, no nem-muito-pequeno-nem-muito-grande Cine Teatro, de tamanho e conforto q.b. para concertos deste género.

O concerto de Stacey Kent é um daqueles casos em que o todo é claramente superior à soma das partes. Já aqui escrevi que a voz dela nunca seria a minha primeira escolha. Jim Tomlinson, seu marido, é um saxofonista razoável, com um timbre que me agrada, mas não mais do que isso. O trio que os acompanha - piano, contrabaixo, bateria - fica claramente aquém do desejável e, estritamente do ponto de vista técnico e de execução, é bem melhor o conteúdo do CD do que o som ao vivo.

O que faz então com que eu e mais não sei quantas pequenas multidões por esse mundo comprem os discos e vão aos seus concertos?

Percebi-o ontem, é apenas para receber. Isto porque Stacey Kent nos oferece um conjunto de músicas adoráveis, com uma interpretação notável, num todo que é simplesmente muito bom. Isto aliado a um poder de comunicação e uma entrega ao público admiráveis.

Para além do que deu durante o concerto ofereceu ainda três encores. Sem falsas modéstias ou pretensões de pôr o público a implorar regressos ao palco.

Para retribuir dei-lhe um cumprimento, comprei-lhe um disco, pedi-lhe um autógrafo e roubei-lhe uma fotografia.

(fj) Alcobaça, Março de 2008

3 comentários:

sem-se-ver disse...

como já tinha feito tudo isso em julho (e ainda uma gravação pirata - não,duas!! - com o meu tlm de som fanhoso), fiquei-me por lhe arrancar-lhe mais um sorriso, dar-lhe mais um elogio e sacar-lhe mais um autógrafo, mas no bilhete :)

tens toda a razão na apreciação que fizeste do espectáculo, e no grupo que a acompanha.

quanto a ela, colocar-lhe-ia mais uns tantos superlativos: excelente presença em palco, sensual mas nao provocadora, empática sem falsidade, voz lindíssima, dicção sublime, delightful, delightful, delightful!!

bem gritei (vê tu as minhas figuras...) STACEY! DON'T GO!!

(e ela voltou pra mais um encore. mas depois foi-se mesmo)

convosco também terminou com o jardin d'hiver?

fj disse...

Não, não foi esse. Penso - mas já não tenho a certeza - que o último encore foi 'What a Wonderful World'. Seja como for, foi belíssimo.

"empática sem falsidade", é isso mesmo!

sem-se-ver disse...

esse pra nós foi o penúltimo. :-)