domingo, 14 de dezembro de 2008

The Beeng of Braseel

Nasceu em 1921, chamaram-lhe Farnésio Dutra e Silva, mas ficou conhecido por Dick Farney. Estudou piano, aprendeu a cantar e tornou-se crooner. Galã e charmoso, apaixonado pela música norte-americana, foi para os Estados Unidos em busca dos seus ídolos - Bing Crosby, Nat King Cole e Frank Sinatra.

Aos 17 anos, Dick Farney era pianista de jazz no Rio de Janeiro. Uma noite, depois de o ouvir, a mãe disse-lhe para esquecer o piano. E foi assim que, graças à sua fantástica voz de barítono, nasceu "the Beeng of Braseel".

Apesar de ser conhecido sobretudo por canções tão deliciosas como Marina, Tereza da Praia ou Copacabana (crédito lhe é devido por ser, também ele, um dos precursores da bossa nova), deixou igualmente gravações em "piano trio".

Não são interpretações excepcionais. São, no entanto, pedaços importantes para se perceber o todo acerca de um dos nomes grandes da música popular brasileira.

Afinal, o jovem Dick não seguiu à letra o conselho da mãe. Do álbum "Concerto de Jazz ao Vivo", de 1973, "Someday My Prince Will Come".

Sem comentários: