segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Steppin' Out

Sempre gostei muito, muito mesmo, desta música, mas ao ouvir esta versão fiquei siderado!



Sylvain Luc, os discos deste cigano-basco-francês raramente me desiludem (sim, houve um, até agora). Neste CD - Joko - ele vem provar que devemos estar sempre atentos à sua criatividade e técnica assombrosas.

Nesta faixa, apenas ele (guitarras e baixo) e Pascal Rey (bateria, percussão).

(Para quem não se lembre (conheça) do (o) original, aqui fica)

5 comentários:

Anonymous disse...

Sylvain Luc é um guitarrista fantástico nas várias formas como aborda as guitarras eléctricas e acústicas. Esta música é um exemplo disso.
Tenho um álbum dele a meias com o Biréli Lagrène que é uma pequena pérola. Mas esta música que "postaste" aqui é de outra dimensão, bem mais rica em técnica (de todos os músicos) e em construção harmónica.
E já agora... Quem é o baixista? Será o "Senhor Prior"?

Quanto ao original...
O Joe Jackson é um daqueles heróis esquecidos que são sempre maiores do que a fama que têm. Praticamente tudo quanto fez, desde os tempos da "new wave" até ao presente, é de primeiríssima qualidade.

Excelente "post", meu caro Eng. Cotta!

Anonymous Said

Anonymous disse...

Afinal o "post" diz quem é o baixista: o próprio Sylvain Luc.
(Devia ter lido com mais atenção...)
Anonymous Said

Rui disse...

O que eu toquei e cantei isto no meu sótão com uma guitarra baixo Ibanez de dois braços... credo.

A propósito sempre partilho contigo a minha antiga perplexidade quanto ao aparecimento de duas notazinhas em piano que parecem vindas do nada (1:49, 2:22, 3:07).

Os harmónicos do Sylvain Luc são quase tão marvilhosos quanto a estrutura rítmica em que ele converteu a peça do Joe Jackson. Jazz é mesmo isto: stepping out do que se espera. Mas admitamos que quem conhece o Quiet do Scofield vê que este menino andou por ali a beber...

fj disse...

said, concordo com o que dizes, tanto em relação ao sl como em relação ao jj. ouviste aquela música do jj num post já antigo que lhe dediquei? é apenas mais uma daquelas ao seu estilo. irresistível.

quanto ao sr. prior, não é, como viste. mas podia ser. isso faz-me pensar em fazer um post sobre ele. abraço.

fj disse...

rui, o que se ouvia de joe jackson no teu sótão... credo.

as alterações rítmicas (as suspensões) desta versão são absolutamente soberbas!

(bolas, obrigaste-me a ouvir e ouvir e ouvir a versão do sylvain luc, à procura de notazinhas em piano que parecem vindas do nada! só depois percebi que era no original. intrigante! será uma mensagem escondida?)