domingo, 28 de novembro de 2010

Song for My Father

Quando, em 1964, Horace Silver - haverá nome mais português do que este? - escreveu o tema "Song for My Father", dedicado ao pai, John Tavares Silva, seria impossível ele supor que viesse a aparecer um arranjo como aquele que Edward Simon, pianista do SFJazz Collective, fez para o tema.

Foi exactamente a obra de Horace Silver que o SFJazz Collective escolheu para tema do disco e da tournée de 2010.

Independentemente do repertório anualmente renovado e dos grandes nomes do jazz sobre os quais a escolha da temática inevitavelmente recai - Ornette Coleman (2004), John Coltrane (2005), Herbie Hancock (2006), Thelonious Monk (2007), Wayne Shorter (2008), McCoy Tyner (2009) - , a simples junção de músicos do calibre de Miguel Zenón (sax alto, e mentor do projecto), Avishai Cohen (trompete), Mark Turner (sax tenor), Robin Eubanks (trombone), Stefon Harris (vibraphone), para além da secção rítmica composta por Edward Simon (piano), Matt Penman (contrabaixo) e Erik Harland (bateria), é em si mesma a garantia de jazz de altíssimo nível.

É exactamente aquilo que se pode testemunhar neste tema, ao longo de mais de 13 minutos (infelizmente truncado nos últimos segundos). Um superior arranjo de metais, na tradição hard-bop de que Horace Silver foi progenitor, com a introdução de harmonias em cânone. A ideia de uma distensão do tempo e a utilização de um padrão rítmico irregular (face ao compasso regular de 4/4 do original).

Existe ao longo do tema um tapete harmónico de fundo, sustentado pelo piano numa espécie de ostinato new-age que define o estado de espírito desta versão. Apesar disso, ouve-se aqui de tudo - hard-bop, calipso, salsa e, claro, as harmonias de Cabo Verde.

O álbum "Live 2010: 7th Annual Concert Tour" é uma bíblia do jazz moderno, composto por 3 CD's, com temas gravados ao vivo desde os EUA, Alemanha, Áustria, França, Espanha, Holanda, Itália, Suécia e Portugal (o concerto da Casa da Música e um ensaio aberto ao público na Universidade Lusíada em Lisboa).

Altamente recomendado!

2 comentários:

sem-se-ver disse...

(sabias que conheço pessoalmente o matt penman? borrachão que nem te digo...)

fj disse...

ele é o guy barker, ele é o matt penman... um espectáculo!