segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Ruins of Detroit

Packard Motors Plant

Este é um livro acerca de ruínas. Não daquelas a que nos habituámos, antigas e assentes em séculos de história. São ruínas do nosso tempo, surgidas durante a segunda metade do século XX e continuadas no século XXI. São ruínas que, por serem contemporâneas, perturbam mais ainda.

Ballroom, Lee Plaza Hotel

Ballroom, American Hotel

Este é um livro que resulta de várias visitas a Detroit feitas entre 2005 e 2010 por dois fotógrafos franceses, Yves Marchand e Romain Meffre, e mostra o declínio de uma cidade (ou de uma sociedade?) dos nossos dias, no país mais poderoso do planeta.

Michigan Central Station

Detroit passou do esplendor de uma metrópole alimentada pelo crescimento explosivo da indústria automóvel (foi ali que Henry Ford estabeleceu a primeira linha de montagem de automóveis), a um estado de desintegração social e urbana resultante de factores sociais e económicos diversos – tensão social, conflitos raciais, êxodo da classe média branca do centro para a periferia, concorrência da indústria automóvel a partir do exterior, e o envio de boa parte da base produtiva e laboral para locais de trabalho barato fora dos Estados Unidos da América.

United Artists Theater

Somando a estes factores as recentes crises financeiras e de imobiliário, Detroit transformou-se num tecido social e urbano esfarrapado, uma cidade mais perigosa, com mais desemprego e onde agora, no meio de baldios e subúrbios em ruínas, cresce uma urban prairie do midwest americano.

William Livingstone House

O abandono do centro da cidade por parte das classes com meios para o fazer deixou o coração de Detroit transformado num terreno de sobrevivência precária, à mercê do caos, praticamente desprovido de infra-estruturas cívicas. Segundo Thomas J. Sugrue, que escreveu acerca da decadência e das origens da crise urbana em Detroit, "Even grocery stores and supermarkets disappeared from the city (...)". "By the first decade of the 21st century, observers described Detroit as 'a food desert' – a place without even a single, well-stocked supermarket within its boundaries."

Woodward Avenue Presbyterian Church

Dentist Cabinet, Broderick Tower

 
East Side Public Library

O espanto inicial de Marchand e Meffre ao visitar em pleno centro de Detroit ruínas de edifícios outrora esplendorosos, tornou-se maior ainda ao verificar que boa parte dos recheios foi simplesmente deixada para trás. À excepção do que entretanto foi roubado ou vandalizado, aquilo que antigamente enchia escritórios, escolas, igrejas, bibliotecas, organismos públicos e bancos, encontra-se lá, deixado a apodrecer.

 Highland Park police station

National Bank of Detroit

Vanity Ballroom

Este livro chama-se "The Ruins of Detroit" e as suas fotos mostram-nos aquilo que, nas palavras dos autores, são “archetypal buildings of an American city in a state of mummification”.

Imagens que sugerem outros cenários pós-apocalípticos, uma outra Chernobyl ou um outro Katrina. Retratos do fim de um certo império?

Woodward Avenue from the Broderick Tower

9 comentários:

Di disse...

As fotografias são arrepiantes: simultaneamente belas e terríficas.
Dão que pensar!!!...

sem-se-ver disse...

já viste o ruinas do manuel mozos? falei nele no meu blog. melhor filme estreado no ano passado. esta à venda em dvd, e barato.

beijo, grande post, fiquei interessada no livro.

Cão disse...

Impressionante.

fj disse...

di,

isso mesmo, belas e terríficas. e por isso mesmo fascinantes, não é? dão que pensar, e muito! bj.

fj disse...

ssv,

não ouvi falar no manuel mozos mas passarei a estar atento.

também fiquei com vontade de folhear o livro. mas note-se que existem inúmeras referências e fontes – não apenas este livro - acerca da degradação urbana em detroit. e foi também isso que me surpreendeu, o facto de isto afinal já não ser novidade. bj.

fj disse...

cão, surpreendido como eu?

sem-se-ver disse...

querido,
isto não é novidade dd o 1º doc do michael moore, roger & me, de... (confirmando na net, mas bastante antigo...) 1989, que denuncia o que aconteceu em flint.

qt a detroit, ora segue la o moore:
http://www.michaelmoore.com/words/mike-friends-blog/detroit-youre-out-even-when-youre-not

mozos: ASTREVE-TE A NÃO COMPRAR!!

fj disse...

segui o link.

(ok, assim farei. não quero incorrer em sanções ou coimas!)

sem-se-ver disse...

60 e tal libras na amazon :-( nem pensar, os tempso estão dificeis
:(((

(falo deste livro)