terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Admirável (?) Mundo Novo

(clicar para ampliar)

Nesta mapa não há fronteiras. E isto não é uma metáfora, é a realidade que esta imagem de sintese nos mostra. Criada por um técnico estagiário de bases de dados no Facebook, foi feita a partir de uma amostra de "apenas" 10.000.000 de ligações de entre os seus mais de 500 milhões de inscritos.

Aquilo que parecem ser contornos geográficos e fronteiras na realidade não o são – tratam-se apenas de linhas que representam conexões a serem realizadas entre utilizadores!


Os leitores da Time tinham escolhido Julian Assange para Pessoa do Ano de 2010. Em vez dele, os editores da revista preferiram eleger Mark Zuckerberg e nomearam Assange para Pessoa (não grata) do Ano. Suspeita-se porquê.

Já depois de conhecidas estas nomeações, o Facebook anunciou que irá passar a permitir fazer o reconhecimento facial a partir das fotografias carregadas pelos utilizadores. Começa assim (ou melhor, continua) a tomar forma uma das maiores – na verdade a maior – base de dados da população mundial. E alimentada por quem? Pelos seus próprios utilizadores.


Não pertenço ao mundo do Facebook e, por várias ordens de razões, pretendo não vir a fazer. Também não me interessa o fenómeno enquanto instrumento de comunicação. Mas, quer queiramos quer não, o nosso mundo – sendo o nosso mundo todos os outros – a maneira como está a ser reorganizado e a percepção que temos dele estão em mudança!

Esta imagem é o mundo segundo o Facebook. Ou será segundo Zuckerberg?

2 comentários:

sem-se-ver disse...

muito bom, fj, muito bom.

a proposito do poder das redes sociais, vd meu post de hoje.


contudo, tal como tu não subscrevo, e mais do que tu receio o desvelamento, tudo isto me parece caótico e de consequencias verdadeiramente imprevisiveis.

mas, tal como tu, sei que tudo mudará.

fj disse...

obg.

já vi. há, de facto, coisas a mudar, algumas para melhor.
mas receio que aqui, tal como noutros campos, não baste a "auto-regulação".