sábado, 3 de abril de 2010

VOCAbuLarieS

A mais recente adição às minhas listas de audição é o novo CD de Bobby McFerrin, “VOCAbuLarieS”. A crítica de pré-lançamento difundiu já uma mensagem clara:

Constructed as meticulously as a Mozart symphony or a Steely Dan album, intricately synthesized from countless stylistic elements, “VOCAbuLarieS” may be unlike any album anyone has ever recorded.”

Seven years in the making, “VOCAbuLarieS” is certainly the most ambitious McFerrin project to date and may very well be his magnum opus.”

“In short, “VOCAbuLarieS” is Bobby McFerrin’s masterpiece.”


Musicalmente, estamos perante uma elaboradíssima colagem de elementos de música coral barroca, cantos africanos, R&B e pop, música clássica ocidental, harmonias vocais da África Austral, da Europa de Leste e do Médio Oriente.

Tecnicamente, “VOCAbuLarieS” reúne virtualmente – isto é, recorrendo exaustivamente à gravação e à mistura em estúdio, ao longo de 7 anos (!) – um conjunto de vozes (entre as quais as de Lisa Fischer, Luciana Souza, Janis Siegel dos “Manhattan Transfer” e os “New York Voices”) com raízes na “world music”, na clássica e no R&B, agrupados numa monumental filigrana coral composta por diferentes pequenos núcleos e elementos individuais, num total de 1400 faixas vocais!

Do ponto de vista da linguagem, Bobby McFerrin utiliza, para além da linguagem por ele inventada para cantar, um conjunto de 15 idiomas diferentes: latim, italiano, sânscrito, zulu, espanhol, russo, hebreu, português, mandarim, japonês, francês, árabe, alemão, gaélico... e inglês.

Demasiadamente étnico e com influências da “world music”? Sim, por vezes.

Um álbum de audição necessariamente atenta e imprescindível?

Definitivamente, sim!

3 comentários:

sem-se-ver disse...

...mas ESTE é que eu quero mesmo

:-)

fj disse...

este já cá canta. que álbum monumental! ainda não parei de o ouvir e de tentar captar-lhes as nuances e os pormenores. e são tantos, credo!

sem-se-ver disse...

:-)