sábado, 17 de abril de 2010

14 x 8.000 metros

Hoje, no cume do Annapurna, João Garcia passou a ser o primeiro alpinista português e o nono do Mundo a completar os quatorze picos acima dos 8.000 metros, sem ajuda de oxigénio artificial.

Não o invejo, mas admiro-o.

5 comentários:

elle disse...

parabens ao Garcia!!



mas olha, eu tenho muita dificuldade em perceber este prazer/hobby/desporto. um gajo sobe aquilo tudo, arrisca a vida para depois chegar lá acima e voltar pra trás...


isto já para nao falar da minha batofobia e tal.



mas prontosssss, isto cada um não é como cada qual... :)

fj disse...

eu penso que a tua batofobia rapidamente se tornaria pouco importante. assisti a uma palestra do joão garcia e devo dizer que fiquei verdadeiramente impressionado. aí soube dos vários tormentos por que passam os que se dedicam a esta actividade (e ele já os sofreu na carne, como é sabido). o nível de sofrimento físico e a condição mental absolutamente extremos e deploráveis a que chegam (essencialmente causados pela privação de oxigénio, e nem tanto pelo frio) são da ordem do martírio auto-infligido.

ora aí está um aspecto que, confesso, geralmente dispenso.

o que não deixa de me causar admiração é a vontade e a certeza com que que estes tipos se propõem fazer estas proezas. agora, o teu comentário tem que se lhe diga! olha que é bem verdade, aquilo tudo, para depois estar no cume 10 ou 15 minutos e descer, antes que se faça tarde. demais!

sem-se-ver disse...

me too (aos coments)

sem-se-ver disse...

me too (teu post)

(agora, ler coments)

fj disse...

então, já que concordas, não deixes de assistir a uma palestra do joão garcia. vais de certeza achar interessante.