quarta-feira, 7 de outubro de 2009

O futuro passa por aqui

Jazz contemporâneo, tocado por 4 músicos excepcionais.

Joe Locke em vibrafone, é hoje incontornável, tão exuberante aqui - veja-se como ele se entrega durante todo o tema - como impecavelmente lírico noutras ocasiões.

Geoffrey Keezer (piano), musicalmente cultíssimo, um dos últimos "young lions" a sair dos Jazz Messengers de Art Blakey. Solo quase todo em stacatto e com referências de hard-bop de quem sabe a sério. Todos os mestres bem estudados.

Mike Pope (contrabaixo), a fazer lembrar Dave Holland no timbre e na solidez.

Terreon Gully (bateria) é um monstro absoluto. Baterista imprescindível que sigo desde que o conheci, na altura a acompanhar outro vibrafonista da nova geração - Stefon Harris. Tão capaz da mais bruta força como da mais fina subtileza (embora aqui pareça mais potente do que subtil).

Gente que garante o futuro, para eles e para nós.

4 comentários:

Rui disse...

wow, what a ride... O baterista é perfeito. Perfeito. O som do contrabaixo é doce, firme, como quando sai do baixo do Steve Swallow. Que vertigem, puxa.

fj disse...

o baterista é perfeito, é mesmo. convém ouvi-lo a tocar com o stefon harris e os "blackout". é um desafio e um prazer imenso tentar antecipar o que é que o homem vai fazer no momento seguinte.

elle disse...

difícil destacar um.


magnífico!

fj disse...

elle, obrigado pelo comentário! ele fez-me perceber que eu tinha escrito '... 5 músicos excepcionais', em vez de 4.
(ninguém liga ao que eu escrevo... baaahhh....)