sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Isto pode não ser o paraíso, mas anda lá perto

Por estas e por outras, Joe Zawinul será recordado como um dos maiores músicos de sempre e um dos que maior legado deixou. Neste concerto, tributo gravado em Janeiro de 2008 em Amsterdão, 3 meses após o seu desaparecimento, Vince Mendoza e alguns dos notáveis alumni de Zawinul retrabalham laboriosamente algumas das suas composições emblemáticas.

Precioso o trabalho de Vince Mendoza mas imperdível o de Alex Acuña (o que apenas um golpe de um dedo indicador consegue fazer por uma música!), o de Peter Erskine (a "varrer" sabiamente o jogo de pratos), bem como o dos restantes músicos.

Ouvir e chorar por mais. Precisamos absolutamente que isto fique disponível em DVD/CD!


A Metropole Orchestra dirigida por Vince Mendoza, com Peter Erskine (bateria), Alex Acuña (percussão), Victor Bailey (baixo eléctrico), Jim Beard (teclados) e Amit Chatterjee (guitarra e voz)

"Elegant People"


"Peace"


"Fast City"


"Jungle book"

5 comentários:

Rui Paulo disse...

Pois é, falas em Zawinul e cá apareço eu. É certinho! Agora imagina este concerto que aqui mostras (Metropole Orchestra, Vince Mendonza e Peter Erskine) em… Guimarães?! Pois é, foi no centro Cultural de Vila Flor e foi DESLUMBRANTE! especialmente pela forma como o Vince escreve de uma forma extremamente equilibrada e coerente para a B Band e a orquestra (e, acredita, é bem difícil…). Este é um daqueles tesouros só para conhecedores! Boa malha FJ. Ah, malandro! nunca me enganaste!

fj disse...

rui paulo,
isso está tudo muito bem, reapareceres por aqui a falar de coisas de que gostamos, e tal e coisa... agora, o que está mesmo muito mal é tu só falares disso agora! obrigadinho, oh pá!

Rui Paulo disse...

Pois… mas, aconteceu… eu estava em Guimarães nesse fim de semana, já conhecia o trabalho do Vince (ouvi uma gravação que ele fez com a orquestra para a Cristina Branco e outras músicas) e fiquei logo com a pulga atrás da orelha desde então. Quando constatei que poderia ter acesso a "isto", o que é que tu farias? Mas a crítica é justa e merecida. A única forma de me redimir (…) é "alertar" atempadamente sempre que souber de concertos deste calibre. Desde já aviso que estou em campo para tentar saber se há datas (e quais) para músicos que ambos admiramos: Metheny, Jarret, S. Wonder (já ouvir falar em datas na europa…). Meldhau vai estar por cá em novembro e… vamos falando. Aliás, já tenho saudades de uma jantarada com concerto a seguir… (já nem falo no sound check após o lanche, como no Scofield, no José Lúcio, lembras-te?)…
Um Abraço e continua a "dar-nos" boa música

fj disse...

check.
(jarret e s. wonder, interessam-me muito!)

Rui Paulo disse...

Eu sei… por isso falei nisso. Sei bem o que "sai" mais para essa mesa…