segunda-feira, 23 de maio de 2011

200 anos de história, economia e demografia de 200 países, revistos em 4 minutos

Vale a pena ver tudo primeiro e depois voltar para os detalhes. Muito interessante, apesar de achar o final demasiadamente optimista.

Mas pronto, isso devo ser eu e o meu incorrigível pessimismo. Deixo-vos a pensar no assunto, enquanto vou ali a Wetzlar.

2 comentários:

cs disse...

Adorei e vou levar. Gostava de ver um gráfico destes sobre as Doenças Infecciosas como por exemplo a malária.

De qualquer maneira deixo aqui este com um tema diferente mas interessante quanto ao futuro
http://www.ted.com/talks/lang/eng/martin_jacques_understanding_the_rise_of_china.html

fj disse...

cs, em primeiro lugar, muito obrigado pela sugestão. já vi duas vezes! traz um ponto de vista e diversos factos muito interessantes – muitos dos quais eu não fazia ideia, o que só vem dar razão ao conferencista no aspecto de que nós somos ignorantes em relação às culturas asiáticas - e à china, em particular.

a minha preocupação sobre o nosso desconhecimento na europa sobre aquilo que tem vindo a passar-se na china já a declarei neste blogue.

tudo isto representa um dos maiores desafios que nós e a geração que nos segue terá de resolver e que não me dá qualquer conforto. mais ainda, porque eu discordo da tese do professor carlos amaral dias de que a globalização era desejável – em particular pelos benefícios que proporcionou às populações dos países emergentes.

discordo, porque o princípio dos vasos comunicantes - e de um resultante estado de equilíbrio - não se aplicou, nem nunca se aplicará à globalização. pior, o hiper-crescimento nestes países faz-se à custa e literalmente sobre os ombros de milhões de escravos do pior capitalismo – o de estado! sobre os ombros daqueles que – e no caso da china são mesmo uma pequeníssima minoria – se vendem pelo trabalho em condições miseráveis, atrás da cenoura dos bens de consumo a que também nós cada vez menos teremos acesso.