segunda-feira, 21 de março de 2011

Fissionei-me a rir

A abundância de notícias dos últimos dias oferece-nos uma correspondente variedade de informações e novos factos. Por exemplo, graças a um artigo disponível na edição online do Expresso acerca do reactor nuclear experimental a operar em Sacavém desde 1961, ficamos agora a saber que é aí que:

- os átomos “são escaqueirados” (deve tratar-se do termo técnico que designa a cisão dos átomos);
- após o seu escaqueiramento (como não sou físico nem jornalista, fico na dúvida sobre se estarei a empregar bem o termo), os átomos “libertam ondas de choque” que produzem aquela luminosidade azulada;
- existem partículas atómicas “carregadas de electrões e positrões”;

- mais, essas partículas são libertadas na água e “viajam nela a uma velocidade superior à da luz”.

Uma peça jornalística que é um exemplo de escrita e de rigor científico. Atrevo-me a sugerir à 'peça' que a escreveu que aproveite e faça um refrescamento de alguns conhecimentos.

Por mim, pode começar já, dentro da água do reactor.

6 comentários:

sem-se-ver disse...

ahahah subscrevo!

O-paco disse...

Cindi-me todo a ler o artigo.
Há que concordar que “escaqueirar os átomos” é bem à portuguesa!

Di disse...

Aposto que ficaste carregado de electrões e positrões, ao ler o artigo, que é, como quem diz, dentro da mesma linha jornalística: completamente eriçado, não?
Bjs

fj disse...

ssv, notável, não é?

fj disse...

caro paco, embora não goste do termo, apetece-me aqui dizer “bem à tuga”.

fj disse...

di, eu diria mesmo mais, com os pelos da barba eriçados, tipo o professor girassol quando fica irritado.