quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Mariazinha na Blue Note

Fico contente pela chamada de atenção de João Moreira dos Santos no blogue “Jazz no País do Improviso“ para o CD de Lena d'Água, “Sempre”, gravado ao vivo no Hot Clube.

Porque, tal como aí se refere, este CD não teve “a divulgação e aplauso merecidos em face do excelente material musical e vocal que apresenta”.

Porque também eu, na altura em que conheci o disco, fiquei com a sensação menos confortável de estar a passar ao lado de um disco mais do que apenas interessante.

Porque, quer se goste mais ou menos da Lena d’Água como artista e pessoa, ela será sempre uma das vozes mais carismáticas dos últimos 30 anos em Portugal.

Porque disso e de mais deu provas há algum tempo quando, por ocasião de um espectáculo transmitido pela televisão no qual se juntaram vários grupos e artistas da vaga de rock português de 1980, ela reapareceu a cantar ao vivo, dando um autêntico “banho” de voz que, caso houvesse justiça no mundo, deveria ter deixado envergonhados metade dos ídolos e “starlettes” que por aí pairam.

Fico contente por músicos como João Moreira no trompete, André Fernandes na guitarra, Marco Franco na bateria e Bernardo Moreira no contrabaixo, se empenharem em fazer música assim, bela e portuguesa.

E finalmente porque o CD “Sempre” tem o mérito de retomar 10 temas portugueses, entre os quais se encontram músicas tão belas como “A Noite Passada” de Sérgio Godinho e este maravilhoso “Mariazinha” de José Mário Branco.

2 comentários:

sem-se-ver disse...

compreendo a tua posição e fico contente que ela tenha sido editada pela blue note mas, na minha opinião, não é merecido. nem indo navegar para outra página, deixando o tube a correr, resultou: já passou a época dela, fj. pena mas é verdade...

fj disse...

concordo que não é álbum para a blue note, mas olha que a blue note de hoje já não é aquela do tempo em que construiu a sua própria reputação.
e sim, a lena d'água passou de tempo. mas apesar da voz e da imagem estarem marcadas e datadas, eu gosto da estética e do todo do que por aqui se faz.
(e olha que ela sabe mais do que a maioria dos que por aí andam...:-)